Automação de Salas Limpas: Controle e monitoramento

Quando falamos sobre automação de Salas Limpas, estamos nos referindo (numa definição geral) ao uso de dispositivos eletromecânicos e eletrônicos instalados nos mecanismos, capazes de verificar o funcionamento dos processos, garantindo controles necessários e reduzindo a necessidade de interferência humana.

O objetivo principal da automação é o de monitorar e controlar as variáveis para estabelecer uma sintonia do ponto ideal de operação ou seja, mantendo os processos em suas melhores condições de trabalho.

  • Equipamentos processadores (envasadoras, autoclaves, compressores, etc).
  • Sistemas utilitários (tratamento de ar, água, ar comprimido, efluentes, etc).
  • Segurança e acesso (intertravamentos, liberação de portas, incêndio, etc).
  • Monitoramento de condições ambientais e processos (temperatura, pressão, umidade relativa, etc).

Atuadores de automação de Salas Limpas

Atuadores são elementos que respondem a comandos, convertendo energia potencial em energia cinética, podendo ser manuais ou automáticos. Tem como finalidade mover os dispositivos atuados até as posições desejadas. Podem ser classificados de acordo com seu tipo (posições, proporcional e floating), movimento rotativo ou linear, potência, aplicação e características construtivas (como líquidos, explosividade e proteção contra poeira).

Sensores de automação de Salas Limpas

Sensores são elementos sensíveis a formas de energia (luminosas, térmicas, cinéticas, etc), associando um valor numérico ou denominado uma grandeza física, como temperatura, pressão, velocidade e corrente. Podem ser analógicos (medindo grandezas físicas, fornecendo sinais variáveis que correspondem às escalas) ou digitais (também medindo grandezas físicas, porém alternando um sinal de valor constante – entre 0 ou 1).

Transdutores de automação de Salas Limpas

Transdutores são dispositivos que contém o elemento sensor. Transformam grandezas físicas em sinais equivalentes de tensão ou corrente, podendo ser interpretados por sistemas de controle.

Transmissores de automação de Salas Limpas

Transmissores são dispositivos que convertem o sinal de saída do transdutor para sinais lineares equivalentes, podendo ser utilizados a distância.

Software de controle de automação de Salas Limpas

Tratam-se de aplicativos que operam dentro dos controladores, mantendo constantes os controles de pressão, vazão, temperatura e umidade.

Software supervisório de automação de Salas Limpas

Também conhecido como SCADA – Supervisory Control and Data Aquisition, tal programa centraliza e exibe graficamente as informações referentes aos sistemas instalados, possibilitando a realização de uma série de providências, de maneira automática e programada. Entre seus recursos, podemos citar as telas de visualização, disparo de alarmes e eventos, apresentação de histórico produtivo, análise de relatórios, acesso remoto, cálculos matemáticos, utilização de senhas, disponibilidade de dados criptográficos, exportação de dados e integração de conectividade.

Quer saber mais sobre os avanços tecnológicos mais recentes para o mercado das salas limpas?

Faça agora mesmo o download gratuito do nosso e-book “6 avanços tecnológicos que você não conhece que otimizam as salas limpas”.

Gostou do conteúdo?

Clique nos botões abaixo e compartilhe.

O que você gostaria de acessar?

Precisa de ajuda?