Como deve ser um projeto de salas limpas na indústria de laticínios?

As Salas limpas são tipicamente usadas em processos de fabricação ou em pesquisas cientificas. São ambientes controlados, que possuem baixos níveis de poluentes, como: poeira, micróbios, agentes contaminadores e partículas. Tecnicamente estas salas possuem o nível controlado de contaminação através da quantidade de partículas por m³ em um tamanho de partícula especificado. Na indústria de laticínios, assim como em outros setores, é necessário seguir algumas normas específicas. Dentre os importantes órgãos de regulamentação e fiscalização dos processos produtivos, estão entre eles estão o MAPA e a ANVISA.

Projeto de Salas Limpas para indústria de laticínios

A facilidade de sanitização e de limpeza deve ser sempre considerada no projeto das salas limpas. As normas de construção devem ser observadas, de acordo com a legislação em vigor. Conforto térmico, renovação do ar e acessibilidade também devem ser contemplados. A planta baixa deve possibilitar um fluxo contínuo da produção, de forma que não haja contato do produto processado com a matéria-prima no ambiente de processamento. Deve prever um bloqueio sanitário para a entrada exclusiva do pessoal diretamente envolvido no processamento.

Detalhamento da área Controlada

Deve ser prevista a construção de pelo menos uma barreira sanitária, que deve ser o único acesso rotineiro dos funcionários às dependências industriais, e de preferência deve conectar-se diretamente com os vestiários e as instalações sanitárias, de maneira a tornar mais eficiente o controle da utilização da barreira.

O piso deve ser de material certificado, e ter capacidade de não absorver água e líquidos. Deverá ser resistente a impactos mecânicos, a ácidos e álcalis, ser antiderrapante, ser de fácil limpeza além de possuir os cantos arredondados.

As portas e divisórias devem ser desenvolvidas com material que atendem exigências de segurança e possuírem isolamento termo acústico, com superfície lisa e que impedem a liberação de partículas e facilitam a limpeza. Elas podem possuir visores de vidros ou até mesmo acrílico para ter acesso ao interior da sala. O sistema de ar deve ser suficiente para evitar o calor excessivo, a condensação de vapor e deve eliminar o ar contaminado. A corrente de ar nunca deve fluir de uma área suja para uma área limpa.

É indispensável que as áreas produtivas estejam sempre de acordo com as normas de legislação para garantir segurança e qualidade nos produtos. As salas limpas são opções ideais para garantir o controle da contaminação, e gerar resultados de valores, pois estão de acordo com as principais exigências dos órgãos regulamentadores.

Gostou do conteúdo?

Clique nos botões abaixo e compartilhe.

O que você gostaria de acessar?