Contaminação do processo produtivo: Equipamentos definitivos

Quando o assunto é contaminação do processo produtivo, é importante se manter atualizado sobre as inovações do segmento. Isto fará toda a diferença na hora de garantir a qualidade e a tecnologia do seu processo produtivo. Por isso, separamos os principais equipamentos que garantem a segurança e controle da contaminação do processo produtivo. Fique com a gente e confira:

Medalha de ouro em controle de contaminação do processo produtivo: Salas Limpas

Salas limpas são ambientes controlados, onde se realizam testes e fabricação de produtos, em que a contaminação do processo produtivo por partículas presentes no ar pode interferir no resultado final. Deve ser um ambiente que minimiza ao máximo a inserção, geração e retenção de partículas.

Para este investimento, é importante definir um fornecedor que desenvolva projetos com alta tecnologia, funcionários capacitados e soluções personalizadas de acordo com a sua necessidade. Mas atenção: é fundamental que seu projeto obedeça às exigências dos órgãos reguladores como GMP (Good Manufacturing Practices), FDA (Food and Drugs Administration), MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e ABNT.

A ABNT considera a norma NBR ISO 14644 para regulamentar as Salas limpas e os ambientes controlados associados.

Esta norma tem o objetivo de avaliar a classificação da limpeza do ar. Especificações para ensaios e monitoramentos que comprovem a conformidade com a ISO 14644-1, metrologia e métodos de ensaio Projeto, construção e partida, operação; termos e definições e dispositivos de separação (entre eles, compartimentos de ar limpo, isoladores e mini ambientes).

Air Shower

O ar de retorno passa por um pré-filtro, por um duto de retorno e finalmente por um filtro HEPA, antes de ser insuflado novamente sobre o usuário ou produto. O outro modelo possui fluxo de ar Combinado: É dividido em duas fases (fluxo turbulento e fluxo laminar). A primeira fase é a mesma do modelo anterior.

Após o fluxo turbulento, aciona-se o fluxo de ar laminar de baixa velocidade, envolvendo o usuário. Devido ao fluxo turbulento, toda micropartícula em suspensão na câmara é envolvida ao sistema de filtragem (antes que a porta da câmara se abra). A eficiência dos sistemas vai depender do tempo em que o usuário ou produto permanece na câmara de limpeza. O ideal é que seja de 10 a 12 segundos.

Possui gabinete com revestimento interno e externo em aço pré-pintado, branco ou aço-inoxidável. É preenchido com poliuretano injetável. Possui isolamento térmico e acústico. Conta com pré-filtros G4, F9 e classe de filtragem HEPA (H13);

Os modelos mais tecnológicos contam com filtros absolutos especiais, controle de tempo e duração de fluxo, intertravamento das portas com indicador luminoso, controle automático do ventilador com inversor de frequência, sinalizador externo, lâmpadas U.V e ionizador.

Pass Through

Outra solução capaz de controlar a contaminação do processo produtivo e dos ambientes limpos é o pass through. Esse equipamento é capaz de controlar a entrada de contaminação de uma área limpa ou ambientes classificados. Podemos dizer que ele é primordial para manter a qualidade dos produtos e a integridade dos processos.

Ele é utilizado na transferência do produto entre áreas distintas de processos produtivos, evitando assim a contaminação do processo produtivo entre os ambientes.

O equipamento possui gabinete metálico, estruturado em painéis, com isolamento. É confeccionado a partir de quadro metálico estruturado. Seu acabamento pode ser em chapa pré-pintada ou chapa inox, com grande proteção contra agentes químicos.

É importante ressaltar que é um equipamento termoacústico, em poliuretano expandido, podendo ser fabricado em dimensões especificas conforme a necessidade do processo.

As opções mais tecnológicas contam com esteira interna com roletes em inox. Fechadura com chave, elétrica ou magnética, intertravamento de portas, lâmpadas U.V., insuflamento de ar para pressurização e visor em vidro, policarbonato ou acrílico.

Unidades de Tratamento de Ar

As UTAs (Unidades de tratamento de Ar) são destinadas ao perfeito controle de temperatura, umidade e filtragem do ar, principalmente em sistemas próprios para Salas Limpas. Dimensionados de acordo com a necessidade de cada projeto, excelente resistência mecânica e grande facilidade de manutenção e limpeza.

As UTAs possuem gabinete metálico estruturado em painéis, com isolamento termo acústico em poliuretano injetado PUR (PIR) ou lã mineral (lã de rocha); Ventilador Pluig Fan com rotor, adequado para vencer as pressões de filtros e redes de dutos; Bandeja de recolhimento de condensação em chapa de aço inoxidável;  Filtros de ar grosso plano G4, filtro fino ou filtro bolsa, F7, F8 e/ou F9 e filtro fino absoluto tipo HEPA.

Os modelos mais tecnológicos possuem aquecimento por resistências elétricas, serpentina de água quente ou vapor; Umidificador tipo elétrico ou vapor; Dampers de regulagem no insuflamento, retorno e ar externo; Visores para tampas de inspeção; Iluminação interna; Painel elétrico com variadores de frequência para acionamento dos motores elétricos e painéis dos gabinetes em aço inoxidável AISI 304.

Filtros de Ar

Produzidos sob rígido controle de qualidade, os filtros de ar devem atender às boas práticas de fabricação, assegurando alto grau de confiabilidade na retenção de particulados, fácil manutenção e excelente economia operacional.

Existem variados modelos de filtro.

Citaremos os principais e mais eficazes:

Filtro Plano

Classificação de Filtragem: G3 G4 / EU3 EU4

  • Dimensões personalizadas
  • Espessuras de 25 ou 50mm
  • Moldura em cartão de alta rigidez
  • Meio filtrante em manta acrílica sintética
  • Sustentado por malha metálica galvanizada

Filtro Plissado

Classificação de Filtragem: G4 F5 / EU4 EU5

  • Dimensões personalizadas
  • Espessuras de 25 ou 50mm
  • Moldura em cartão de alta rigidez
  • Meio filtrante em manta acrílica sintética plissada
  • Sustentado por malha metálica galvanizada
  • Economia de 30%: Possibilidade de reutilização da estrutura metálica trocando somente a manta e moldura em papelão.

Filtro Bolsa

Classificação de Filtragem: F5 F8 F9 / EU5 EU8 EU9

  • Dimensões personalizadas
  • Opções de 4 a 8 bolsas
  • Moldura em chapa de aço
  • Meio filtrante em microfibra sintética
  • Grande capacidade de retenção

Filtro Hepa

Classificação de Filtragem: F5 F8 F9 / EU5 EU8 EU9

  • Ampla gama de dimensões
  • Altamente compacto e leve
  • Excelente eficiência

Filtro Plano

Classificação de Filtragem: H13 H14 H15 / EU12 EU13 EU14

  • Dimensões personalizadas
  • Moldura em chapa de aço
  • Utilizado como filtro final ou pré-filtro para filtros HEPA
  • Meio filtrante em microfibra de vidro

Mantas Filtrantes

  • Dimensões personalizadas
  • Composição em fibras de poliéster ou fibras de vidro
  • Grande capacidade de retenção de pó
  • Longa vida útil

Quer saber mais sobre os avanços tecnológicos mais recentes para o mercado das salas limpas?

Faça agora mesmo o download gratuito do nosso e-book “6 avanços tecnológicos que você não conhece que otimizam as salas limpas”.

Gostou do conteúdo?

Clique nos botões abaixo e compartilhe.

O que você gostaria de acessar?

Precisa de ajuda?