CONTROLE DE ALIMENTOS: PUBLICAÇÃO ANUAL DO MAPA

O MAPA: Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, publicou a quarta edição do Anuário dos Programas de Controle de Alimentos de Origem Animal – 2018. Os dados apresentados pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, trazem os resultados das amostras coletadas nos estabelecimentos registrados no Sistema de Inspeção Federal (SIF) e analisadas nos laboratórios do Ministério (LAnagros), em 2017.

ANÁLISE DE PESQUISA E AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADE

Segundo o MAPA, em 2017, os Lanagros realizaram 25.007 análises para o Programa de Avaliação de Conformidade de Produtos de Origem Animal (PACPOA). Foi de 85,61% o índice de conformidade das 2.961 amostras analisadas de produtos de origem animal, representando evolução sobre a conformidade de 83,85% de 2016. O Programa tem como objetivo verificar o índice de conformidade de produtos de origem animal.

Nas amostras onde foram feitas análises microbiológicas (presença de bactérias e microrganismos nocivos à saúde humana) foi atingida conformidade de 91,30%. Esses controles estão previstos no Programa Nacional de Controle de Patógenos (PNCP) que visa monitorar a presença de Listeria monocytogenes em produtos de origem animal prontos para consumo, Escherichia coli produtora de Shiga toxina (STEC) e Salmonella spp. em carne de bovinos e Salmonella spp. em carcaças de frangos e perus.

PUBLICAÇÃO ANUAL

O anuário apresenta ainda os resultados das análises de ações de combate à fraude, do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC/Animal) e do Regime de Alerta de Importação (RAI). Estas pesquisas são realizadas todos os anos pelo MAPA e os resultados são apresentados nas publicações.

Estamos compartilhando, a publicação exclusiva criada e disponibilizada pelo próprio MAPA. Confira a publicação!

Gostou do conteúdo?

Clique nos botões abaixo e compartilhe.

O que você gostaria de acessar?