Filtragem de ar: a importância para os serviços de saúde

É impossível denominar um lugar que a filtragem de ar seja mais importante do que numa instalação de serviço de saúde. A taxa de contaminantes infecciosos suspensos no ar aumenta de acordo com o aumento da densidade populacional de pacientes infectados. Essa preocupação vai além dos ambientes hospitalares, se estendendo a procedimentos invasivos realizados em ambulatórios. Podemos dizer ainda que a congregação de pessoas presentes nas instalações aumenta a possibilidade de transferência de elementos contaminantes. Podemos citar também as clínicas de repouso, consultórios e clínicas dentárias como outros tipos de instalações que precisam controlar a qualidade do ar.

Diversas autoridades determinaram diretrizes de estabelecimento dos níveis de filtragem de ar em instalações de serviços de saúde. Essas diretrizes são reconhecidas em recomendações como a Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (ou American Society of Heating, Refrigerating, and Air Conditioning Engineers – ASHRAE), o Departamento de Saúde & Serviços Humanos dos Estados Unidos (ou United States Department of Health & Human Services – DHHS) e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (ou Centers for Disease Control & Prevention).

Filtragem de ar: ferramenta de controle e proteção

A filtragem de ar, bem como os filtros de ar, são excelentes opções de proteção contra enfermidades suspensas no ar de instalações de serviços de saúde, desde que sejam componentes de sistemas globais de controle da qualidade do ar. Tais componentes englobam os filtros de ar, as estruturas e molduras de sustentação dos filtros, trocas de ar oferecidas ao espaço condicionado, controle de umidade, controle de temperatura, fluxos de entrada do ar exterior, controle de vazão para proteção de visitantes de exposições desnecessárias. Determinados pacientes, como os das unidades de queimados, precisam de condições adicionais de proteção.

A proteção do corpo de colaboradores das instalações também e extremamente importante. Tais funcionários estão sujeitos às exposições progressivas a indivíduos infectados. Os colaboradores de suporte também estão sujeitos à exposição. A utilização adequada da filtragem de ar e dos controles de engenharia apropriados reduzem os riscos por fatores contaminantes em até 1000 vezes. Podemos dizer ainda que o corpo clínico que realiza a manutenção dos sistemas de ar projetados exigem conhecimentos técnicos de engenharia, devendo ser instruídos a respeito da importância dos sistemas mantidos por eles.

Quer saber mais sobre como garantir a qualidade do sistema de ar de suas salas limpas?

Baixe agora mesmo nosso e-book gratuito “05 principais maneiras de manter a qualidade do ar em Áreas Limpas”.

Gostou do conteúdo?

Clique nos botões abaixo e compartilhe.

O que você gostaria de acessar?