Sustentabilidade nas empresas: os dez maiores erros

Com certeza você já ouviu falar sobre como incorporar maior sustentabilidade nos processos que envolvem seu negócio. Mas você conhece os erros mais comuns de sustentabilidade nas empresas?

Este tema tem se tornado cada vez mais importante no mundo dos negócios. Ele deixou de ser visto como custo e vem se mostrando cada vez mais presente entre os ativos intangíveis, graças a associação de valor aplicado ao conceito e a maior conexão aos negócios empresariais. A sustentabilidade se torna fonte de valor e inovação, ganhando potencial de diferenciação no mercado.

Confira a seguir os principais erros cometidos pelas empresas ao tentar incorporar estes processos:

Desalinhamento entre visão e valores

Muitas vezes o conceito vinculado à sustentabilidade está restrito a apenas um departamento ou liderança, não abrangendo todos os setores da empresa.  É importante que este alinhamento esteja direcionado a um mesmo objetivo, devendo ser guiado pelos superiores.

Governança inconsistente da sustentabilidade nas empresas

Embora a importância da sustentabilidade ser reconhecida, os sistemas para geri-la não estão bem estruturados.  Esta situação pode ser agravada quando a gestão do conhecimento de sustentabilidade (elemento principal viabilizador) não é coerente ou inexistente, deixando o conhecimento disperso e implícito.

Mensuração nula

Os principais aspectos tangíveis e intangíveis são ignorados, assim como a mensuração de resultados, que sofrem interferência. Isto demonstra a baixa maturidade de governança ao redor do tema.

Prioridades fixadas inconsistentemente

Os objetivos não são atingidos graças às prioridades desencontradas, falta de materialidade ou relevância. Sendo assim, muita frustração e resultados intangíveis são gerados, podendo trazer até mesmo prejuízos financeiros ou de reputação.

Core business desassociado

É importante que o negócio principal esteja diretamente vinculado às estratégias de sustentabilidade nas empresas. Atenção ao apoiar as causas: é interessante que elas se aproximem dos seus processos, propósitos, práticas, produtos e serviços, minimizando o impacto das ações corporativas.

Comunicação ineficiente ou oportunista

Uma comunicação inconsistente não engaja o público interno e se torna insuficiente os stakeholders. Num cenário ainda mais negativo, ela passa a ser vista como oportunista. Invista sempre em uma comunicação responsável e contínua! Isto vai reduzir os riscos e atingir os perfis ideais.

Resultados potenciais parcialmente vistos

Não são claras para as empresas quais as oportunidades e valores que podem gerar com as ações de sustentabilidade nas empresas. Este conceito não pode ser incorporado apenas por pressões sociais, mas também deve ser um motor facilitador de inovação, sendo fonte adicional de receitas por novos produtos, serviços e canais.

Impacto sistêmico de baixa percepção

Os executivos ainda não notaram totalmente os impactos sistêmicos da sustentabilidade, tanto da empresa para com os stakeholders como o contrário. Sendo assim, as ideias provindas do entorno da empresa não são aproveitadas, o que reduz drasticamente o impacto provindo da sinergia entre os dois polos.

O olhar unidimensional

A sustentabilidade nas empresas costuma ser norteada pelo equilíbrio entre variadas dimensões, como as ambientais, econômicas e sociais (até mesmo as culturais, em casos específicos). A importância de cada viés varia de acordo com as prioridades de cada companhia. O resultado final de cada projeto conta com cada uma dessas dimensões para que novos objetivos surjam.

Realismo inexistente

As iniciativas de sustentabilidade nas empresas devem ser planejadas conforme os segmentos e as estratégias da empresa. Por outro lado, se torna eminente o risco de traçar metas distorcidas da realidade, trazendo resultados subvalorizados.

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