Projeto de salas limpas: como evitar erros e armadilhas

Durante a estruturação de um projeto de salas limpas, muitas falhas podem estar ligadas a falta de informação para as pessoas que trabalharão diretamente com tal sistema e com o sistema de processos de salas limpas. A sala limpa pode transmitir uma simplicidade enganosa: não se enxergam os sistemas de tratamento de ar, nem o funcionamento dos anéis de circulação de águas, e muito menos, não se imaginam as complexidades por trás de toda operação asséptica, que vincula fluxos de pessoas, equipamentos, materiais, certificações e validações.
Essas falhas podem ser muito custosas para a empresa, pois podem acarretar em reconstruções ou reinstalações volumosas. Citaremos a seguir os erros mais facilmente notáveis:

Espaços Inadequados

Os erros relacionados a esta questão, estão ligados a iniciar o projeto de salas limpas apenas considerando a sala de processo. É necessário considerar áreas adicionais para os vestuários, corredores e salas de apoio. Também é necessário manter em mente a necessidade de construir as salas limpas com uma altura acima do forro, que seja suficiente para armazenar os sistemas de tratamento de ar e outras unidades.
A falta de atenção a estes detalhes podem acarretar nas seguintes situações:

  • Não sobra espaço para as antecâmaras. Com isso, a área perde flexibilidade, o que pode fazer com que a sala de operações fique com pressão negativa (colocando o produto em risco) ou com a pressão elevada, o que resultará em dificuldades para o operador ao abrir as portas.
  • Não sobra espaço para os vestiários, o que pode resultar na perda do espaço do “banquinho” que efetiva a separação entre as zonas de entrada e limpa. Os operadores fazem movimentos restritos ao se vestir, minimizando as técnicas assépticas, essenciais no controle da contaminação.
  • Não sobra espaço adequado para os corredores, suprimindo passagens que permitiriam separar os caminhos de materiais entrando ou saindo, ou então o caminho de pessoas. Além disso, dificulta-se o encaminhamento de materiais que necessitam de manobras adicionais em volta ou em torno de outros materiais previamente introduzidos.
  • Perde-se o controle de fluxos adequados de pessoas, materiais e equipamentos.
  • Não há espaço vertical para a passagem de dutos de ar e outras utilidades, sacrificando a facilidade de acesso, vinculando os dutos e tubulações pelos espaços mínimos disponíveis.

Falta de definições dos processos de salas limpas

Neste caso, nos deparamos com uma falta de detalhamento das atividades envolvidas em cada processo das operações. Com a ausência de planejamento de fluxos de pessoas, equipamentos e materiais, o projetista tem dificuldades de planejar corredores necessários, separação de pessoas de materiais, fluxo de pessoas entrando e saindo e distinguir materiais novos dos usados. Além disso, compromete-se a definição de classes de limpeza, das condições ambientais e dos fluxos de pressão dentro da área limpa, o que compromete os processos de salas limpas.

Equipe multidisciplinar e as responsabilidades em um projeto de salas limpas

É essencial compor uma equipe multidisciplinar de profissionais ao estruturar seu projeto de salas limpas. Esta equipe deve ser formada por técnicos capazes de se envolver nas seguintes etapas do projeto: construção, partida, validação, operação, controle, dentre outras.
É importante que se estruture, inclusive, o organograma hierárquico de tal equipe, definindo claramente a as responsabilidades de cada integrante. Esta equipe pode ser formada por profissionais da empresa-cliente ou não.

Responsabilidades

É necessário que as responsabilidades sejam divididas entre os integrantes da equipe, para que busquem em conjunto objetivos comuns, trabalhando dentro de prazos mais curtos e com baixa ocorrência de erros. Normalmente, ela é formada pelo Gerente do Projeto ou Sponsor (que define estratégias e aprova o projeto de salas limpas junto da alta direção da empresa), o Líder (coordenador responsável por formar a equipe, planejar e gerenciar o projeto, definindo diferentes tarefas, responsabilidades e prazos) e os Membros da Equipe (projetistas, usuários, compradores, mantenedores, integrantes do grupo de validação, controle de qualidade, garantia de qualidade, segurança e meio ambiente).

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