Sala Limpa: Principais conceitos para seu projeto

Uma sala limpa é classificado como um local controlado ambientalmente. É caracterizada pelo número de partículas no ar, temperatura, pressão do ar, umidade, padrões de fluxo de ar e movimento, cargas estáticas e iluminação. Veja abaixo alguns dos principais conceitos que você precisa saber antes de qualquer projeto.

PROJETOS ESPECIAIS

Para o desenvolvimento de um projeto qualificado de salas limpas é necessário a escolha de um parceiro específico que desenvolve projetos personalizados. Os projetos devem atender as necessidades com foco em qualidade e segurança. Além disso, deve ainda apresentar garantias de que as salas limpas são classificadas de acordo com as normas de exigência do ambiente. 

CLASSIFICAÇÃO DE PUREZA

A limpeza de uma sala limpa é determinada pelo número de partículas contidas em um volume unitário de ar, geralmente por metro cúbico de ar. De acordo com os padrões federais dos EUA, o número de partículas igual ou superior a 0,5 mm é medido por cúbico de ar, que é usado para classificar uma sala limpa.

sala limpa isodur

FILTROS DE AR

Os filtros, por sua vez possuem funções diferentes dentro do sistema de AVAC. Os testes e referências para a classificação de filtros encontram-se disponíveis nas normas EN 779 e ABNT  NBR 16101.

Cabe ressaltar que os relatórios de ensaio de filtros mostram diversas informações importantes aos usuários, por isso, precisam ser considerados como ferramentas essenciais para seleção e avaliação dos filtros de ar. Neste documento devem constar informações como modelo, dimensões do filtro ensaiado, eficiência e classe de filtragem de ar em salas limpas.

TECNOLOGIA DE SALAS LIMPAS

Para iniciar o projeto ideal de salas limpas conheça o e-book gratuito: Tecnologia de Salas Limpas: 6 Leis Fundamentais. Saiba como os avanços da tecnologia de salas limpas podem se adequar a sua realidade e ao seu negócio.

Gostou do conteúdo?

Clique nos botões abaixo e compartilhe.

O que você gostaria de acessar?