SEGURANÇA NA INDUSTRIA ALIMENTAR EM TEMPOS DE PANDEMIA.

A segurança na indústria alimentar, tem sido algo bastante discutido por especialistas da área. Nós temos recebidos diferentes consultas e solicitações de soluções para a indústria alimentar, no controle de contaminações.

O coronavírus pode persistir por poucas horas ou vários dias, a depender da superfície, da temperatura e da umidade do ambiente, mas é eliminado pela higienização ou desinfecção. Assim sendo, uma das estratégias mais importantes para evitar a exposição é redobrar os cuidados com a higiene. Os cuidados básicos na manipulação de alimentos previnem, aliás, uma série de outras doenças.

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE HIGIENE

1- Quem prepara os alimentos deve lavar as mãos com frequência e, principalmente, depois de:

  • Tossir, espirrar, coçar ou assoar o nariz.
  • Coçar os olhos ou tocar na boca.
  • Preparar alimentos crus, como carne, vegetais e frutas.
  • Manusear celular, dinheiro, lixo, chaves, maçanetas, entre outros objetos.
  • Ir ao sanitário.
  • Retornar dos intervalos.

2 – As superfícies e utensílios que entram em contato com os alimentos devem estar limpos. Use saneantes, ou seja, produtos de limpeza devidamente regularizados na Anvisa e que sejam indicados para a respectiva finalidade. Para isso, confira as informações na embalagem do produto.

3 – Quando uma pessoa com doença infecciosa for manipular um alimento, é preciso avaliar se há risco de o agente da doença ser transmitido. Nos serviços de alimentação, a doença deve ser relatada ao supervisor, que dará as orientações sobre como proceder.  

Você sabe a importância da segurança alimentar para industria alimentícia?

O e-book “Segurança Alimentar na Indústria: a próxima onda” tem como objetivo de auxiliar no processo produtivo e controle de contaminação da indústria alimentícia. Além de oferecer dicas fundamentais que garantam produtos seguros e de qualidade ao consumidor final.

Entenda a importância das Salas Limpas para segurança alimentar da carne.

Para garantir a qualidade e segurança dos alimentos, as empresas devem investir em produtos de alta tecnologia, cumprimento das normas e aperfeiçoamento da gestão de qualidade. Saiba como evitar a contaminação cruzada na produção de alimentos.

Gostou do conteúdo?

Clique nos botões abaixo e compartilhe.

O que você gostaria de acessar?