Superbactérias, atenção ao uso consciente de medicamentos!

As superbactérias apresentam resistência real a uma grande quantidade de antibióticos, isto já é uma das principais preocupações das autoridades de saúde.

A Organização Mundial da Saúde fez um alerta sobre as bactérias. As bactérias se tornam mais fortes por causa de antibióticos administrados de forma errada. A resistência aos antimicrobianos, especialmente a resistência aos antibióticos , é um tema que preocupa tanto os países desenvolvidos como os países em desenvolvimento. O problema é mais sério em locais onde o consumo de antibióticos não é bem controlado nem orientado.Segundo a Anvisa, a explicação para o surgimento de bactérias mais resistentes está na teoria da seleção natural das espécies, elaborada por Charles Darwin. Quando são expostas aos antibióticos, um grupo pequeno de bactérias mais fortes pode sobreviver e posteriormente se reproduzir. Isso significa que, a cada geração, as bactérias mais resistentes dão origem a outras bactérias que também são resistentes.O problema é mais frequente com antibióticos, mas também afeta antivirais, antifúngicos e antiparasitários. Antimicrobiano é o nome comum para todos estes medicamentos.Por isso, o uso de antibióticos adequados para o tipo de infecção, no tempo correto e na dosagem correta é fundamental para evitar a sobrevivência de bactérias mais resistentes.Além disso, outros fatores também contribuem para o surgimento de superbactérias. Conheça os principais:

  • Tratamento de maior ou menor duração do que recomendado pelo médico.Uso de antibióticos para tratar doenças que não são infecções bacterianas, como a gripe, por exemplo.Uso de antibiótico não indicado para o tipo de bactéria que está causando a infecção.Uso inadequado de antibióticos na área veterinária, especialmente em animais utilizados para o consumo humano.Falta de um bom controle de infecções nos serviços de saúde.
  • Os pacientes, devem estar sempre atentos quanto à administração de medicamentos e as recomendações médicas, nunca se automedicar. Os governos, devem ter uma restrição quanto a venda indiscriminada de antibióticos e criar políticas de incentivo a pesquisas na área da saúde. Para maiores informações veja a publicação da Anvisa aqui!

    Gostou do conteúdo?

    Clique nos botões abaixo e compartilhe.

    O que você gostaria de acessar?