Tecnologia de Salas Limpas para a Indústria de vidros

Processos produtivos modernos, produção em escala global e as exigências do mercado, são alguns dos itens que tem ampliado a utilização da tecnologia de salas limpas em diversos segmentos de mercado. Para indústria de vidros, as salas limpas são fundamentais em processos produtivos que necessitem de produção especial e ofereça produtos com alto valor agregado.

Como exemplo, podemos citar a produção de janelas para aviões, vidros blindados automotivos e frascos de embalagem para indústria farmacêutica.

Tecnologia de salas limpas na produção de frascos farmacêuticos

As salas limpas são utilizadas para adequar a produção de frascos farmacêuticos dentro de um novo conceito de qualidade, a mesma que são produzidos os medicamentos.  É possível submeter os frascos a um controle de qualidade, onde são feitas inspeções através de maquinas eletrônicas.

O procedimento é realizado da seguinte forma: o vidro sai do forno com aproximadamente 1.200° C e passa pelo processo de formatação e resfriamento em uma sala vedada com pressão positiva e ar filtrado, em seguida é pressionado por um túnel hermético para dentro da sala limpa. O frasco entra na sala limpa com a temperatura de aproximadamente 100°C e saem empacotados.

Tecnologia de salas limpas no processo de vidro blindado automotivo

Para a montagem do vidro (adição de vidro com materiais plásticos) é necessária à ausência de partículas sólidas nas superfícies do produto. Caso isso aconteça, a partícula será incorporada ao produto durante o processo de fusão entre o vidro e o plástico, o que da início a um processo de desplacamento entre os materiais, provocando bolhas internas, que ocasionaram distorções óticas no produto final.

Em ambos processos as salas limpas minimiza o risco de contaminação dos produtos com partículas que estão em suspensão, garantindo a qualidade e segurança do produto final. Estes fatos nos fazem acreditar que este é um dos setores com grande potencial de crescimento nos próximos anos no Brasil.

Será que você sabe tudo sobre salas limpas?

Baixe agora mesmo nosso e-book gratuito “FAQ: O Guia Definitivo das Salas Limpas” e fique por dentro!

Referência:

Revista SBCC. Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação. março/abril 2002. São Paulo -SP .

Gostou do conteúdo?

Clique nos botões abaixo e compartilhe.

O que você gostaria de acessar?

Precisa de ajuda?