Áreas Limpas: você sabe os benefícios de ter no seu processo produtivo?

Ao analisar um processo produtivo, muitas questões são levadas em consideração. Quando falamos de áreas limpas uma pergunta importante a se fazer é: Como este ambiente pode auxiliar o meu processo produtivo?

Pensando nisso, falaremos a seguir sobre a evolução das áreas limpas e porque seu processo produtivo precisa deste ambiente.

O processo evolutivo das áreas limpas.

As áreas limpas sugiram há mais de 150, inicialmente utilizadas somente para o controle de infecções bacterianas em hospitais.

Nos anos de 1950, a necessidade das áreas limpas se expandiram para a produção industrial, o que trouxe um avanço tecnológico e a modernização destes ambientes.

Este processo evolutivo modificou diversas atividades da sociedade moderna, o que ocasionou em uma busca constante por produtos cada vez mais sofisticados, com índices menores de rejeição.

Fatores que trouxeram à indústria processos de alta performance, com equipamentos de alta precisão e controles eletrônicos de última geração.

Quais os benefícios das áreas limpas para os processos produtivos

Atualmente, podemos assegurar que áreas limpas são necessárias em laboratórios e indústrias de diversos segmentos. São fundamentais para o processo produtivo sempre que tiver partículas em suspensão com o ar e outros elementos contaminantes que possam comprometer o processo produtivo, acarretando inúmeros prejuízos materiais, financeiros e até mesmo humanos.

Além disso, este ambiente é determinante para garantir a segurança do operador, uma vez que facilita o controle minucioso de partículas, fluxo de ar, pressão, temperatura, umidade, ruídos, vibração, iluminação, entre outros.

Quais segmentos utilizam áreas limpas

Dentre os segmentos que utilizam áreas limpas podemos destacar: Alimentício, Cosméticos, Eletroeletrônicos, Embalagens, Envase de bebidas, Farmacêutico, Higiene e Beleza, Hospitalar, Laboratorial, Manipulação e Homeopatia, Máquinas e Equipamentos, Nanotecnologia, Nutrição Parenteral, Odontológico, Óptico, Produtos Cirúrgicos, Próteses e Implantes, Químico e Indústria Veterinária, etc.

Sempre que houver manipulação ou produção de medicamentos, alimentos, vacinas, equipamentos eletrônicos e outros produtos que precisem de esterilização e controle de partículas existente no ar, as áreas limpas são fundamentais para manter a integridade do produto final.

Será que você já sabe tudo sobre Salas Limpas? Descubra agora mesmo!

Referência:

Bennett M.M Dominique: Tecnologia de Salas Limpas, Fundamento de Projetos, Ensaios e Operações.

Gostou do conteúdo?

Clique nos botões abaixo e compartilhe.

O que você gostaria de acessar?

Precisa de ajuda?