Filtros de ar: pare de consumir tanta energia agora!

Hoje em dia a atenção com o consumo de energia nos sistemas de AVAC (relacionados as unidades de tratamento de ar e filtros de ar) é mundial. Nos Estados Unidos essa preocupação é fortalecida devido a projetos verdes, certificação LEED e a documentação da ASHRAE. Na Europa, além dos cuidados habituais existem metas audaciosas para redução de consumo de energia em ambientes condicionados.

Embora no Brasil não seja comum associar a ideia de que os filtros de ar empregados em equipamentos de ar condicionado ou unidades de tratamento de ar afetam diretamente no consumo de energia, nos últimos anos essa concepção vem ganhando cada vez mais atenção dos usuários e projetistas de sistema de tratamento de ar.

A principal eficiência dos filtros de ar

É importante ressaltar que a eficiência na remoção de partículas ainda deve ser o principal ponto a ser considerado na aquisição e ou dimensionamento de um sistema de filtragem, pensando que a função básica de separar as partículas também impacta no eventual cálculo do consumo energético de um filtro.

Qual caminho tomar para consumir menos energia com os filtros de ar?

O principal motivo que determina o consumo de energia ligado diretamente a um filtro de ar é a sua resistência ao fluxo de ar ou perda de pressão. No entanto, devemos interpretar de forma diferenciada daquela que normalmente ocorre, isto é, a relação entre perda de pressão inicial e a perda final do filtro passe da condição inicial para condição final (de troca de filtro).

Por fim, considerando os pontos relacionados para a qualidade do ar em ambientes internos comerciais e industriais somadas a preocupação do consumo de energia destas instalações é perceptível a atual evolução técnica no desenvolvimento de materiais e filtros de ar. Sendo assim, é importante reforçar que este é o foco da Isodur no que se refere a produção de filtros de ar: trazer o máximo de evolução técnica para seus produtos.

Fonte: REVISTA CLIMATIZAÇÃO REFRIGERAÇÃO. São Paulo. Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação Aquecimento (ABRAVA). São Paulo. 2015

Quer saber mais como garantir a qualidade do sistema de ar de suas salas limpas?

Baixe agora mesmo nosso e-book gratuito “05 principais maneiras de manter a qualidade do ar em Áreas Limpas”.

Gostou do conteúdo?

Clique nos botões abaixo e compartilhe.

O que você gostaria de acessar?

Precisa de ajuda?