Programa de limpeza de salas limpas: como organizá-lo?

Para se trabalhar dentro de um programa de limpeza de salas limpas que funcione de maneira sólida e eficaz, devemos iniciar nossos esforços pela preparação e direcionamento da equipe, investindo em treinamentos e em profissionais que estejam conscientes da importância dos procedimentos e acompanhamento dos processos.

Inicialmente, você deve definir qual equipe será responsável pela limpeza: a equipe da produção? A equipe de Serviços Ambientais? Uma empresa terceirizada que possua experiência na limpeza de áreas limpas?

Cada uma dessas equipes pode ter um impacto diferente no programa de limpeza de salas limpas. Fique com a gente e entenda:

Programa de limpeza de salas limpas e a equipe treinada

Equipe de Produção

Ao utilizar a equipe de produção, é importante planejar as tarefas de limpeza como uma das principais responsabilidades da equipe, evitando sobrecarregar o grupo ou gerando horas extras.

A equipe de Produção costuma ser composta por profissionais instruídos, cujos conhecimentos são mais aprofundados nos procedimentos de preparação, manutenção de equipamentos e adequação à cultura organizacional.

Contratar um técnico em farmácia também pode ser uma boa saída de baixo custo para a empresa, caso conte com uma equipe maior. No entanto, a limpeza de sala limpa pode parecer um processo banal e visto como desvantagem para os programas de carreira dentro da empresa.

Equipe de serviços ambientais

Uma outra alternativa seria a utilização da equipe de serviços ambientes. Tal opção pode ser muito rentável para sua empresa, porém, se a equipe não for qualificada para o trabalho ou não possuir conhecimentos de técnicas de assepsia, seria indicado a implementação de seminários e treinamentos de formação sobre os temas dos procedimentos assépticos, cumprimento de normas regulamentadores e agentes potenciais de contaminação de salas limpas.

Terceirização da Limpeza da Sala Limpa

A terceira possibilidade seria a contratação de uma empresa especializada na higienização de salas limpas. Neste caso específico, seria prudente avaliar a experiência da empresa consultando empresas que já a contrataram anteriormente. Lembre-se de fazer as seguintes perguntas para os encarregados da companhia de limpeza:

  • Qual é sua experiência na limpeza de salas limpas em diferentes segmentos? E a experiência na limpeza de sala limpa no setor específico da sua empresa?
  • Sua empresa conta com os Certificados de qualificação em Técnica de assepsia e limpeza de sala limpa?
  • Como é o histórico consistente em saneamento das salas limpas?
  • Sua empresa fornecerá os equipamentos e os materiais adequados para o trabalho de higienização?
  • Como tal limpeza poderá ser documentada e medida?
  • Sua empresa fornece diferentes níveis e frequências de limpeza? Como ela se posiciona diante de um evento de potencial contaminação?
  • Vocês são flexíveis para realizar trabalhos fora dos turnos, de modo a minimizar as interrupções nas indústrias?
  • Quais são preços? Trabalhar com contrato estipulado?

Independente de qual for a opção escolhida para formar a equipe e o programa de limpeza de salas limpas, é importante que os equipamentos e materiais para áreas limpas sejam de muita qualidade, atendendo todas as especificações e normas para se obter um resultado positivo.

Você também quer manter seu processo produtivo adequado e livre de contaminação?

Baixe agora mesmo nosso e-book gratuito “Comportamento em áreas limpas 7 dicas infalíveis dos especialistas” e fique por dentro!

Gostou do conteúdo?

Clique nos botões abaixo e compartilhe.

O que você gostaria de acessar?