Sistema de ar das salas limpas: garanta a qualidade agora

Entenda o conceito de Salas Limpas

Salas limpas são ambientes controlados, normalmente utilizados para testes ou fabricação de produtos, em que a contaminação por partículas presentes no ar interfere no resultado final.

Como assegurar o bom funcionamento das salas limpas?

Para assegurar o bom funcionamento das salas limpas, garantindo que não haja contaminação por partículas é necessário que seja realizado um rígido controle de temperatura e umidade do ar, além de atender as diversas funções ligadas a tratamento, tais como: aquecimento, arrefecimento, umidificação, renovação, filtragem, ventilação e desumidificação.

Em alguns casos, é necessário incluir outras funções no sistema, como a de pressurização do ar no interior de um determinado espaço.

Qualidade do ar das salas limpas

Quando falamos em captação do Ar Externo (ar atmosférico), este deve ser realizado em local longe de fontes de contaminação ou calor, como por exemplo, ruas sem calçamento, torres de resfriamento de água, chaminés, escapes de motores de combustão e de ponto de descarte de ar contaminado resultante de outras áreas produtivas ou laboratórios. Não se atentar a esses requisitos pode acarretar em problemas na qualidade do ar tratado, danos no sistema de tratamento (em especial nos elementos filtrantes) e possível aumento no consumo de energia.

Outro fator importante que devemos considerar é a entrada de partículas de grandes dimensões no sistema de ar. Para se proteger dessas questões, deve-se utilizar o duto na entrada de capacitação de ar. Uma vez que estão ligados as UTA (Unidade de Tratamento de Ar), tornam-se responsáveis em distribuir o ar condicionado pelo edifício e retornar o ar de extração às UTA.  Embora, uma UTA possa exercer tal função sem passar pelos dutos.

Sendo assim, é essencial entendermos a importância da utilização das UTA no tratamento dos AVAC. Elas são destinadas ao perfeito controle de temperatura, umidade e filtragem do ar, principalmente em sistemas próprios para Salas Limpas.

Muitas funções fundamentais do sistema AVAC são executadas pela UTA, com enfoque na ventilação, troca de calor (aquecimento e arrefecimento), umidificação, desumidificação e etapas de filtração do ar.  

O sistema de filtragem de ar é outro quesito que devemos nos atentar, pois tem o objetivo de fornecer níveis aceitáveis de contaminantes particulados dentro do sistema de AVAC. O grau de pureza do ar pode ser conquistado através da correta utilização dos filtros nas UTA, nos dutos de abastecimento e retorno e também na tomada de ar exterior. O cálculo correto do sistema de filtragem é decisivo para o estabelecimento de padrões de limpeza das áreas limpas e para redução de partículas no ar a níveis aceitáveis.

Sendo assim, durante a criação de um projeto para uma área produtiva é preciso considerar as posições para ocupação de ar que irão abastecer o sistema.

Quer saber mais sobre como garantir a qualidade do sistema de ar de suas salas limpas?

Baixe agora mesmo nosso e-book gratuito “05 principais maneiras de manter a qualidade do ar em Áreas Limpas”.

Gostou do conteúdo?

Clique nos botões abaixo e compartilhe.

O que você gostaria de acessar?

Precisa de ajuda?