Como diferenciar a sala limpa de passagem única e de recirculação?

Não existe uma enorme diferença entre uma sala limpa de passagem única e uma  sala limpa de recirculação. A diferença tem a ver com a precisão de como   controlar o retorno envolvido. Em qualquer sala limpa, existe a circulação ativa do ar através do quarto, para que, em seguida, ele seja transferido para fora da sala.

Principais diferenças da sala limpa de passagem única e de recirculação

A diferença principal entre uma sala limpa de única passagem e uma sala limpa de recirculação é que você faz com que o ar seja purgado para fora da sala. Por exemplo, você está só controlando o retorno de volta para o forro ou a lavagem de ar será direcionada também para as áreas circundantes? A decisão deve ser tomada com base no projeto utilizado de acordo com a precisão de seu controle.

Se você está controlando a temperatura e a umidade muito firmemente e pretende utilizar um sistema de recirculação, é indicado que você trabalhe de forma a não deixar o ar escapar. O ponto positivo sobre uma sala limpa de passagem única é que, assim que tiver purgado o ar de fora, você permite que o ar, em seguida, recircule através da área circundante, realmente servindo para limpar essa área circundante.

Isso equivale tornar um mini ambiente em um ambiente maior. Tomar a decisão de utilizar uma única passagem de recirculação de sala limpa depende mais da precisão do controle da temperatura e umidade do que o controle da contagem de partículas.

A decisão entre uma sala limpa de passagem única e de circulação traz impactos na construção e nos custos do projeto?

Esta decisão traz impactos, mas na verdade, de maneiras opostas. A sala limpa de   passagem vai custar menos para construir porque você não precisa utilizar o   caminho do ar de retorno, ou através da contenção secundária, que você precisará de paredes secundárias para isso. No entanto, o problema com isso é que você não pode controlar o ambiente exterior também.

O ambiente externo em uma passagem única de sala limpa influencia totalmente nas funcionalidades da sua sala limpa, portanto, pode trazer maiores custos com esta operação. Como resultado, você tem que considerar esses fatores e determinar o que é mais importante: o custo inicial ou o custo operacional.

Será que você já sabe tudo sobre Salas Limpas? Descubra agora mesmo!

Baixe agora mesmo nosso e-book gratuito “FAQ: O Guia Definitivo das Salas Limpas” e fique por dentro! Garanta hoje mesmo a segurança, qualidade e o máximo de tecnologia para seu negócio.

Gostou do conteúdo?

Clique nos botões abaixo e compartilhe.

O que você gostaria de acessar?