Salas fechadas – 5 perigos do ar condicionado!

Atualmente a utilização de equipamentos para a climatização de salas é algo recorrente, seja em escritórios, indústrias e empresas, hospitais, shoppings centers ou até mesmo nas residências. É comum observarmos os modelos mais convencionais de ar condicionado instalados, no entanto há varias opções de climatização disponíveis no mercado para fazer a climatização de ambientes completos que exigem um nível de temperatura especial como as salas limpas por exemplo, que precisam de temperatura controlada. Mas em salas fechadas, onde o ar tende a ficar restrito e a concentração de pessoas pode ser grande, quais são os perigos que precisamos saber?

Os equipamentos de ar condicionado devem passar por manutenção periodicamente para evitarmos os perigos que eles escondem. Em salas fechadas, é importante ter alguns cuidados essenciais para não corrermos riscos devido à má utilização do ar condicionado ou a falta de manutenção;

1 – Sujeira Acumulada no ar condicionado:

A limpeza nos equipamentos de ar condicionado é primordial, os equipamentos devem passar por este processo de limpeza periodicamente para evitar problemas com o acumulo da sujeira, os filtros podem acumular ácaros, poeira e partículas que fazem mal a saúde. Além disso, um ar condicionado sujo tem até 5% de redução na sua capacidade de refrigeração. Imagina respirar todos os dias em salas fechadas um ar cujo equipamento nunca foi limpo?!

2 – Choque Térmico ao sair de salas fechadas:

A temperatura do ar condicionado deve ser de acordo com o tamanho da sala, garantindo alívio e conforto. Quando passamos de um ambiente frio climatizado para outro quente, como a rua, por exemplo, nosso corpo sofre a mudança repentina de temperatura: é o chamado choque térmico que pode ter alguns sintomas como alterações pulmonares, arritmias cardíacas, paralisia facial e, em alguns casos, até mesmo parada cardíaca. Antes de sair de salas fechadas, desligue o ar por alguns minutos para a temperatura ir se normalizando.

3 – Umidade do ar:

O sistema de refrigeração retira a umidade do ar, tornando mais frio e seco. Este ar pode reduzir o funcionamento de nosso sistema respiratório. Cuja uma das funções fisiológicas é filtrar, aquecer e umidificar o ar que respiramos. A exposição ao ar seco do ar condicionado de salas fechadas pode trazer o ressecamento das vias respiratórios, além do desconforto para respirar. Ainda alguns sintomas como tosse, garganta seca e sensível, irritação nos olhos e nariz. Portanto, se você fica exposto a salas fechadas com ar condicionado, deve beber muito liquido e lubrificar constantemente as vias aéreas.

4 – Bactérias e Fungos

Os filtros de ar sujos são ambientes perfeitos para a proliferação de bactérias e fungos, que retornam ao ar da sala fechada por meio do ar condicionado. Grande parte deles pode causar infecções, intoxicações, contaminações e acredita até mortes. Uma das bactérias mais conhecidas é a Legionella pneumophila que abita os aparelhos de ar condicionados. Esta bactéria causa a legionelose, doença pouco conhecida, mas que pode resultar em complicações graves. Por isso a limpeza e manutenção são de extrema importância.

5 – Doenças Respiratórias

Com a exposição recorrente ao ar condicionado em salas fechadas aliado ao acumulo de sujeira, poluição, bactérias e fungos, estamos sujeitos a sofrer algumas doenças. As mais comuns são, gripes e resfriados, conjuntivite, bronquite e rinite. Além de outros problemas de ordem alérgica e respiratória, ou ainda uma pneumonia em casos mais extremos.

Contudo, uso do ar condicionado não causa problemas desde que ele esteja sempre limpo e passe por manutenções periodicamente. Assim como haja sempre as trocas de filtros e limpezas dos ductos internos. Há diversas empresas no mercado que são especialistas em soluções para ar condicionado e climatização. Seja em salas fechadas ou outros ambientes mais complexos. Além de todos os processos de manutenção, cabe a nós usuários estarem sempre atentos aos cuidados com a nossa hidratação e a temperatura para que esteja confortável e não muito diferente do ar de fora.

E aí gostou deste conteúdo? Você gostaria de mais informações sobre este tema ou ficou alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo! =)

Gostou do conteúdo?

Clique nos botões abaixo e compartilhe.

O que você gostaria de acessar?