Normas de salas limpas: você está errando ao classificá-las?

Em março de 1961, foram escritas as primeiras normas de salas limpas, publicadas pela Força Aérea Americana, conhecidas como Manual Técnico TO 00-25-203. Estas normas falavam sobre Salas Limpas, partículas em suspensão no ar e alguns procedimentos de cirurgia, como: procedimentos de entrada, vestimentas, restrições e certos objetos, materiais e procedimentos de limpeza para a sala limpa.
Entretanto, a norma que influenciou os procedimentos e diretrizes de áreas limpas foi a Federal Standard 209, que inclusive serviu de base para a Norma ISO 14644-1.

Por que utilizar normas de salas limpas?

Desde o surgimento das primeiras necessidades para o processo de salas limpas até os dias atuais aconteceram diversas adequações nas Normas e nas exigências. Atualmente essas Normas vêm sendo desenvolvidas para atender a crescente necessidade da indústria de salas limpas.
Iniciaremos esse tema falando sobre o tamanho das partículas determinada nas Normas de salas limpas. Considerando a unidade de medida de um micrometro = 1 um é um milionésimo de um metro, quase imperceptível a visão humana.

As salas limpas são classificadas de acordo com a limpeza do ar dentro delas. A norma que embasa essa classificação, na maior parte do mundo é a ISO 14644-1, por isso usaremos ela como base para tratar esse tema. Para melhor entendimento disponibilizaremos uma tabela na qual detalharemos as classes de limpeza e partículas em suspensão no ar para salas e zonas limpas considerando a ISO 14644-1: 1999.

tabela normas de salas limpas

Essa classificação é baseada na seguinte equação:

equação normas de salas limpas


C n é a concentração máxima (em partículas/ m³ de ar) de partículas em suspensão no ar que são iguais a, ou mais que, o tamanho considerado de partícula. Cn é arredondo para cima, usando no máximo três algarismos significativos.
N é o último de classificação ISO, que não deve ser maior que 9. Números de classificação intermediária podem ser especificados, sendo 0,1 o menor incremento permitido para N.
D é o tamanho considerado da partícula de um
0,1 é uma constante com a dimensão de um

Classificação de normas de salas limpas em três diferentes estados

Considerando que a sala com equipamentos em produção ou com pessoas trabalhando é provável maior concentração de partículas, a classificação da sala pode ser definida em três estados diferentes.
Como construído: a instalação está completa, com serviços funcionando, porém, sem equipamentos em produção, materiais ou pessoas presentes.
Em repouso: Instalação está completa, com equipamento instalado e operando, sem pessoas presentes.
Em operação: operação funcionando conforme especificado (pessoas e trabalho acontecendo conforme acordado).
Representação gráfica dos limites de concentração da classificação ISO 14644-1:1999 determina uma forma para medir a classificação de uma sala limpa (de acordo com a imagem a seguir):

iso classe normas de salas limpas

A ISO 14644-1: 1999 possuí um método para classificação de uma sala limpa, e também uma forma de especificação em termos de partículas fora do tamanho descrito na tabela acima. Partículas menores (<_ 0,1 um) ou partículas ultrafinas, são muito importantes nas indústrias de semicondutores e outras parecidas. As partículas maiores (>_ 5 um) conhecidas como macro partículas, são importantes para industrias como as de produtos para a saúde, que na prática partículas pequenas não tem importância. Fibras também podem ser especificadas. O método do indicador M utilizado como micropartículas usa seguinte o formato:
a – concentração de micropartículas máxima permitida (expressa em micropartículas/ m³ de ar)
b – Diâmetro equivalente associado com o método específico para medir macro partículas (expresso em micrômetros)
c – Método especificado de medição.
Exemplo: ‘M (1 000; 10 a um a 20 um); impactador de cascata seguido de medição microscópica e contagem ‘. M fibra é utilizada para fibras. Um método de classificação parecido é utilizado com partículas ‘ultrafinas’.

Quer saber mais sobre como adequar as normas de salas limpas ao seu processo produtivo? Baixe agora nosso e book gratuito: “Seu processo produtivo está adequado às normas de Salas Limpas?”

Gostou do conteúdo?

Clique nos botões abaixo e compartilhe.

O que você gostaria de acessar?

Precisa de ajuda?